Aumenta para mais de 2 mil o número de famílias atingidas pelas cheias no RS

De acordo com a Defesa Civil, subiu para 43 o número de cidades afetadas. Segundo o boletim, 1,8 mil saíram de casa e 164 foram para abrigos.

Cheias registrada em Alegrete, na Fronteira Oeste do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)cheia_alegrete_rs_repro

Cheias registrada em Alegrete, na Fronteira Oeste do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)

O número de cidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 43, de acordo com o boletim divulgado, nesta segunda-feira (28) pela Defesa Civil. De acordo com o informe, são 2.329 famílias atingidas, sendo que 1.812 estão na casa de amigos ou parentes  e outras 164 foram levadas para abrigos fornecidos pelo poder público.

Os números são um pouco maiores que os divulgados no domingo (27) quando 1,9 mil famíliastinham sido atingidas em 40 cidades, a maioria localizada na Fronteira Oeste, Norte e Noroeste do estado.

De acordo com a Defesa Civil, as cidades de Quatro Irmãos, Aceguá e Manoel Viana foram incluídas na lista das localidades atingidas. A medição do Rio Uruguai realizada no final da manhã desta segunda apontou que o nível era de 11,25 metros, 6,25 metros acima da altura normal.

A chuva já levou pelo menos 12 prefeituras a decretarem situação de emergência: Liberato Salzano, Trindade do Sul, Nonoai, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Guarani das Missões, Roque Gonzáles, Cândido Godói, Uruguaiana, Quaraí, Passa Sete  e Não-Me-Toque.

A chuva forte atingiu a Fronteira Oeste no último dia 18 e seguiu até sábado (27), quando um temporal elevou os níveis dos rios Uruguai e Quaraí. Na quarta-feira (23), o rio Quaraí atingiu a marca histórica de mais de 15 metros acima do nível normal. A maior cheia que a cidade tinha registrado até então foi em 2001, quando o rio chegou aos 14 metros acima do normal.

A chuva deu uma trégua desde quinta-feira (24) e, aos poucos, a água começa a baixar em algumas cidades. É o caso de Itaqui e Uruguaiana, onde a ponte que liga os dois municípios pela BR-472 foi liberada para tráfego na manhã deste sábado (26) após ter sido interditada devido ao alto nível do rio Ibicuí.

Confira a lista completa dos municípios atingidos:
15 de Novembro
Cândido Godói
Cruzaltense
Engenho Velho
Erechim
Floriano Peixoto
Forquetinha
Fortaleza dos Valos
Gramado dos Loureiros
Guarani das Missões
Ibirubá
Liberato Salzano
Marques de Souza
Não Me Toque
Nonoai
Nova Ramada
Passa Sete
Pejuçara
Progresso
Roque Gonzáles
Santa Rosa
Santana do Livramento
Santo Ângelo
São Miguel das Missões
Sete de Setembro
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Venâncio Aires
Quatro Irmãos
Aceguá
Manoel Viana

Municípios com pessoas fora de casa:
Agudo
Alegrete
Barra do Quaraí
Cachoeira do Sul
Itaqui
Jaguari
Quaraí
Rio Pardo
Rosário do Sul
São Borja
São Gabriel
Uruguaiana

Fonte: http://g1.globo.com/

Nenhum Comentário Quero comentar!

Nenhum comentário ainda.

Feed RSS dos comentários deste post TrackBack URL

Deixe um comentário